Mercado

CONSTRUÇÃO CIVIL LIDERA GERAÇÃO DE EMPREGOS EM 2020

Por Ana Miranda, em 06/01/2021

Considerado o termômetro da economia do País, o segmento liderou a retomada dos empregos formais durante a pandemia

CONSTRUÇÃO CIVIL LIDERA GERAÇÃO DE EMPREGOS EM 2020

“A Construção Civil atravessou toda a crise criando empregos. Esperava que todos os setores caíssem, mas vocês criaram empregos e preservaram vidas na pandemia”, afirmou o ministro da Economia Paulo Guedes, durante encontro promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

De fato, números apontam que os setores da Construção Civil, Transportes e Alimentos, tiveram destaque durante a pandemia de Covid-19. No caso da Construção, os juros baixos foram os grandes responsáveis pela movimentação do segmento, o que de acordo com o governo deve alavancar ainda mais o setor durante os próximos dez ou quinze anos.

Sabemos que a Construção Civil é um dos termômetros da economia, por isso os números relacionados à geração de empregos são tão importantes. Em 2020, o setor liderou a retomada com 138,4 mil vagas de empregos abertas, sendo 38,7 mil relacionadas à construção de edifícios, 62,5 mil a obras de infraestrutura e 37,1 mil a serviços especializados para a construção. A variação relativa do setor é de 6,39% no ano, somente atrás da agropecuária, com 6,92%, de acordo com dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Segundo a Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), o mercado imobiliário colaborou fortemente com este bom resultado, devido à alta das vendas de imóveis de médio e alto padrão nos últimos meses. O total de unidades vendidas neste segmento foi 34,8% maior, em julho de 2020, se comparado ao mesmo período de 2019. Considerando somente o resultado líquido, sem os distratos, o crescimento chega a 43,2%. Os lançamentos de imóveis também apontaram alta de 38,2% em julho do ano passado.

Para seguir com suas atividades durante a pandemia, o setor da Construção Civil precisou adotar uma série de medidas que alteram a rotina de trabalho dos colaboradores, como distanciamento nos refeitórios, horários definidos para as refeições de cada grupo, higienização frequente das mãos no período de trabalho e utilização de equipamentos de proteção.

 

 

Comece a Gestão Eficiente da sua Empresa!

Ou deixe seus dados para entrarmos em contato e tirar suas dúvidas!