Mercado

5 TENDÊNCIAS PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL EM 2021

Por Ana Miranda, em 08/03/2021

O setor não deve ser afetado pelas restrições mais rígidas que estão sendo adotadas para conter a pandemia, assim mercado tem expectativa de alta

5 TENDÊNCIAS PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL EM 2021

O setor da Construção Civil é considerado um dos motores da economia do País e, mesmo diante da crise ocasionada pela pandemia de Covid-19, ainda experimenta uma considerável estabilidade.

No ano passado, o segmento criou cerca de 17 mil vagas de empregos, de acordo com o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Por ser considerado uma atividade essencial, o setor não deve ser afetado pelas restrições mais rígidas que estão sendo adotadas por diversos estados do Brasil para conter a pandemia, desta forma as empresas têm expectativa de alta para 2021 e já se adaptam para as tendências que estão ganhando força.

A seguir, listamos cinco tendências que devem marcar o setor da Construção Civil neste ano:

  1. AÇÕES VOLTADAS À SUSTENTABILIDADE: Anos atrás, a Construção Civil estava relacionada a significativos impactos ambientais. Atualmente, mostrar preocupação e, mais do que isso, divulgar ações efetivas que colaborem com o meio ambiente é uma forte tendência e também um diferencial de mercado. Está mais do que na hora de buscar alternativas menos poluentes, que acabam também por colaborar com as áreas financeira e de segurança.
  2. ROBOTIZAÇÃO: Este ano deve firmar a Construção Civil como parte da Indústria 4.0. Isto é, máquinas e robôs com inteligência artificial podem tomar conta dos canteiros de obras, tornando as fases mais rápidas e diminuindo erros. Com o segmento mais automatizado, há ainda a redução de custos.
  3. CONSTRUÇÃO MODULAR: A construção modular é a construção a base de módulos individuais fornecidos por empresas especializadas. Construídos fora do canteiro de obras e transferidos para os locais após finalizados, onde são montados para formarem casas ou edifícios modulares.  O modelo é uma opção eficiente que gera economia de tempo e dinheiro, porém sem abandonar a qualidade. Mostra-se de 20% a 50% mais veloz que outros métodos tradicionais e é feito com diferentes materiais como: concreto, aço, madeira ou vidro.
  4. CIDADES INTELIGENTES: As cidades inteligentes têm o propósito de otimizar recursos naturais, energia e mobilidade. Isso é possível a partir da tecnologia – principalmente, sensores e softwares – que torna os processos inteligentes, eficientes e factíveis, impactando positivamente na qualidade de vida das pessoas.
  5. IoT (Internet das Coisas): A Internet das Coisas já vem sendo citada há algum tempo como tendência na Construção Civil, mas neste ano essa questão deve ganhar relevância, devido a percepção das vantagens por parte das construtoras. Um estudo do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) em parceria com o MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) mostrou que o Brasil pode movimentar até 200 bilhões de dólares, por causa da Internet das Coisas até 2025. Entre os exemplos, podemos citar as etiquetas RFID, que rastreiam equipamentos e materiais da obra, e as catracas inteligentes, que controlam com precisão a documentação dos funcionários.

 

Comece a Gestão Eficiente da sua Empresa!

Ou deixe seus dados para entrarmos em contato e tirar suas dúvidas!