Gestão

5 DICAS PARA GESTÃO DA CONSTRUTORA NO PERÍODO ATUAL

Por Ana Miranda, em 06/01/2021

Este momento pode ser ideal para que as empresas de Construção Civil estruturem seus processos para o cenário pós-pandemia

5 DICAS PARA GESTÃO DA CONSTRUTORA NO PERÍODO ATUAL

No fim de 2019, os diversos segmentos da Indústria da Construção indicavam um ano de 2020 bastante promissor, com estimativa do PIB (Produto Interno Bruto) de 2,2%. Porém, logo no primeiro trimestre, a pandemia de Covid-19 impactou todos os setores da economia mundial e não demorou para que as consequências pudessem ser sentidas no cenário econômico do Brasil.

Mesmo com previsões menos motivadoras para este ano, especialistas sugerem que as empresas de Construção Civil se preparem para o cenário de pós-pandemia com processos bem elaborados. Este é o melhor momento para se concentrar na gestão das empresas, de modo a prepará-las para o crescimento depois da crise.

A gestão de uma construtora baseia-se em três pilares principais, são eles: a gestão de obras, a gestão financeira e gestão de pessoas. A partir desses pontos, listamos cinco dicas para melhorar a performance de empresas da Construção Civil:

  1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: Um dos primeiros passos a seguir é entender como a construtora está estruturada. Ou seja, se os processos estão definidos e são seguidos por cada área, se os departamentos se comunicam e trabalham em conjunto, ou até se sistemas de gestão são utilizados para organização e planejamento assertivo.
  2. ATRAÇÃO DE CLIENTES: Apesar de ser apontado como um dos setores que sobrevivem à crise causada pela pandemia, o mercado da Construção Civil também está tendo que se reinventar, inclusive para conseguir novos clientes. O marketing digital pode ser um aliado nesta busca por mais obras, com a criação de conteúdos especializados capazes de atrair o público certo para o site ou redes sociais da empresa, anúncios no Google ou no Facebook para que potenciais clientes encontrem e conheçam a construtora, e participação em plataformas que conectam clientes às empresas certas.
  3. FLUXO DE CAIXA: O fluxo de caixa é um dos pontos mais importantes na gestão financeira de uma empresa de Construção Civil. É comum que um projeto tenha início com apenas uma parte do capital necessário para a sua conclusão ou, ainda, que haja atrasos nos pagamentos. A partir da análise do saldo entre os recebimentos e pagamentos realizados pela empresa em determinado período, temos o controle do fluxo de caixa. Ou seja, é bastante importante que o gestor saiba com antecedência as projeções do fluxo de caixa, por quanto tempo a empresa operará no vermelho ou não, quais atitudes podem ser tomadas neste período e como atingirá o sucesso financeiro ao final do projeto.
  4. CONCILIAÇÃO BANCÁRIA: Comparando o saldo da conta bancária da empresa com o seu controle financeiro de pagamentos e recebimentos, temos a conciliação bancária. Este procedimento é importantíssimo para confirmar se as movimentações financeiras estão coincidindo com os dados do controle financeiro. Caso sejam averiguadas quaisquer diferenças entre os registros, é preciso que seja avaliado e corrigido o mais rápido possível.
  5. FLUXO DE COMPRAS: O pior erro relacionado ao fluxo de compras que uma empresa de Construção Civil pode cometer é adquirir sempre produtos e/ou serviços do mesmo fornecedor sem ao menos solicitar mais orçamentos. É necessário não somente buscar pelo menor preço, mas também melhores formas de pagamento, prazos de entrega e, principalmente, mais qualidade.

 

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