Gestão

A INTEGRAÇÃO ENTRE GESTÃO DE PROJETOS E OUTRAS ÁREAS

Por Ana Miranda, em 08/03/2021

Áreas de desenvolvimento de produto e gerenciamento da produção ligadas à gestão de projetos garantem controle de custo, prazo e qualidade do projeto

A INTEGRAÇÃO ENTRE GESTÃO DE PROJETOS E OUTRAS ÁREAS

A gestão de projetos é essencial. Na Construção Civil, podemos dizer que trata-se da aplicação de conhecimentos, técnicas e habilidades que contribuem para o sucesso de um projeto e envolve o gerenciamento, administração e coordenação de todas as fases do ciclo de vida deste empreendimento.

O setor da Construção Civil é bastante desafiador, inclusive no âmbito da gestão, por isso é imprescindível que a construtora procure abordagens que melhorem a sua performance no mercado e, mais do que isto, aplique a integração da gestão de projetos com outras áreas da empresa, garantindo o controle de custo, prazo e qualidade de cada projeto.

Especialistas sugerem que os departamentos de desenvolvimento de produto e gerenciamento da produção estejam ligados à gestão de projetos para que se chegue ao resultado favorável esperado.  

A etapa de desenvolvimento de produto refere-se ao andamento de um empreendimento que corresponda ao desempenho buscado pela construtora e pelo seu cliente. Isto é, que seja adequadamente detalhado, fácil de construir e de manter ao longo de sua vida útil. Já o gerenciamento da produção aplica-se a uma série de atividades, desde o layout do canteiro de obra até o tipo de obra, reduzindo desperdícios e deslocamentos desnecessários, permitindo maior velocidade de execução.

Para consolidar a integração da gestão de projetos com essas áreas responsáveis pela etapa de execução, uma maneira efetiva é levar o departamento de produção para auxiliar o desenvolvimento de projetos. Ou seja, a equipe deve ir atrás dos projetos e não esperar apenas recebê-los já finalizados. Assim, além de ajudar com a elaboração de novas soluções, também cria-se um comprometimento entre todas as equipes.

 

Comece a Gestão Eficiente da sua Empresa!

Ou deixe seus dados para entrarmos em contato e tirar suas dúvidas!