Gestão

5 MANEIRAS DE INOVAR NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por Ana Miranda, em 06/01/2021

A inovação traz diversas vantagens como o aumento da produtividade, melhoria de equipamentos e elevação das receitas por meio da redução de custos

5 MANEIRAS DE INOVAR NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Inovar significa explorar novas ideias de uma maneira diferente e bem-sucedida, colocando em prática essas iniciativas para a geração de resultados. A inovação causa impacto em empresas de todos os segmentos e tornou-se um diferencial competitivo, já que é inovando que as empresas se mantêm a frente da concorrência e asseguram a melhoria contínua de seus processos.

No setor da Construção Civil, a inovação também deve ser aplicada trazendo vantagens como o aumento da produtividade, economia, melhoria de equipamentos e materiais, inclusão em novos mercados e elevação das receitas por meio da redução de custos.

A seguir, listamos cinco formas de inovar no segmento da Construção Civil:

  1. SUSTENTABILIDADE: O conceito de sustentabilidade na Construção Civil pode ser aplicado antes, durante e após as obras, reduzindo os impactos ambientais, potencializando a viabilidade econômica e promovendo qualidade de vida para as gerações atuais e futuras. Para um setor que consome muitos recursos naturais e gera grande quantidade de resíduos é primordial atentar-se para trazer inovação neste aspecto. Além disso, a sustentabilidade é uma reivindicação que vem ganhando força também por parte dos clientes finais.
  2. PRODUTOS E MATERIAIS: A inovação de produtos e materiais tem bastante destaque na Construção Civil, já que contribui para o trabalho no canteiro de obras. Podemos citar o Bioconcreto, um material literalmente vivo e capaz de regenerar construções desgastadas. Para criá-lo, os cientistas misturaram concreto tradicional com colônias da bactéria Bacillus pseudofirmus e acrescentou-se o lactato de cálcio - alimento das bactérias. Ao aparecem fissuras nos edifícios construídos de bioconcreto, as bactérias que ali habitam ficam expostas aos elementos físicos, principalmente a água. A umidade que penetra nas fissuras desperta os micro-organismos, que começam a consumir lactato de cálcio e, como produto final da digestão, produzem calcário. O calcário repara as rachaduras no bioconcreto em apenas três semanas.
  3. RASTREAMENTO: Uma recente inovação está colaborando com a fiscalização de ferramentas no canteiro de obras. Isto é, a partir de leitores de códigos de barras os equipamentos podem ser catalogados digitalmente. Os colaboradores precisam posicionar as ferramentas para serem reconhecidas no início e no final do período de trabalho, proporcionando uma série de dados que serão avaliados pelo gestor, evitando a perda de equipamentos ou desperdícios.
  4. SENSORES INTELIGENTES: Os sensores inteligentes também estão inovando o setor da Construção Civil e podem ser inseridos em vestíveis, como capacetes que alertam sobre impactos no canteiro de obras e relógios que monitoram a saúde dos colaboradores. Além de serem colocados por todo o local de obra para emitir os avisos necessários sobre a estrutura.
  5. INDUSTRIALIZAÇÃO: A chamada construção industrializada vem para revolucionar projetos e execução de obras, fazendo do canteiro de obras uma espécie de linha de montagem. A industrialização tem início no projeto com o uso do sistema BIM (Building Information Model), para a criação de diversos modelos em 3D, a partir de especificações definidas no planejamento e da base de dados, colaborando para outras fases e execução do projeto.

 

Comece a Gestão Eficiente da sua Empresa!

Ou deixe seus dados para entrarmos em contato e tirar suas dúvidas!