Tecnologia

10 TECNOLOGIAS GANHAM FORÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por Ana Miranda, em 06/11/2020

A atualização do setor de Construção Civil através de drones, realidade virtual e até robôs, como ferramentas para melhor controle de obras, diminuição de custos, e tratamento preventivo de problemas. Veja como sua empresa também pode aproveitar estas tecnologias para crescer.

10 TECNOLOGIAS GANHAM FORÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

A construção civil é um dos principais setores industriais do País, portanto um dos grandes responsáveis pelo crescimento da economia. Desta forma, é de grande importância a atualização do segmento a partir de novas tecnologias, que possibilitam a alavancagem do mercado.

A tecnologia no setor da construção civil atua, principalmente, no aprimoramento de técnicas que tornam-se cada vez mais valorizadas com o passar do tempo.

Uma pesquisa da empresa LetsBuild realizada com organizações do Reino Unido, União Europeia, Estados Unidos, Ásia e Austrália, apontou as inovações que devem ser mais usadas no segmento nos próximos anos. Entre as mais citadas, algumas já ganharam força no Brasil, como o compartilhamento de dados, utilização de drones e a realidade aumentada.

A seguir, listamos as 10 tecnologias que estão em destaque na construção civil:

 

  1. IMPRESSÃO 3D: Já bastante usada em outras áreas, como a medicina, a Impressão 3D é destaque agora na construção civil, sendo utilizada na confecção de plantas e maquetes, além de peças para o segmento de engenharia.
  2. REALIDADE AUMENTADA: A Realidade Aumentada é ideal para o planejamento e exatidão dos projetos de construção civil, já que permite que a imagem 3D seja aplicada no local exato em que será construído o empreendimento, precisando até mesmo as medições de profundidade, altura e largura. Outro ponto de destaque é a identificação de problemas e a possibilidade de corrigi-los o mais rápido possível, evitando assim atrasos e aumento de custos nas próximas fases de projeto.
  3. UTILIZAÇÃO DE DRONES: Os drones são usados em vários setores, inclusive na construção civil. Eles podem ser úteis na fase de execução, inspeção da obra, segurança dos canteiros de obras e ações de marketing com gravações de imagens que contribuam com as vendas.
  4. APLICATIVOS PARA COMPARTILHAMENTO DE PROJETOS: Aplicativos focados no setor da construção da civil estão sendo amplamente utilizados para facilitar a comunicação imediata entre todas as partes envolvidas no projeto, o agendamento de serviços com fornecedores e compartilhamento de documentos.
  5. REALIDADE VIRTUAL: No setor da construção civil, diversos cursos e treinamentos devem ser aplicados para garantir a segurança dos funcionários. Com a Realidade Virtual é possível que os funcionários sejam treinados em simuladores como se estivessem operando grandes máquinas, porém evitando os riscos de acidentes de trabalho.
  6. CONSTRUCTION WEARABLES: Podemos traduzir como “vestuário da construção”, ou seja, são equipamentos (coletes, capacetes, armaduras e cintos) repleto de sensores que identificam em tempo real a condição física do trabalhador, a atividade que está sendo executada, além de ser considerado como EPI (Equipamento de Proteção Individual) da nova geração, garantindo a segurança na obra.
  7. CONSTRUÇÃO MODULAR: A Construção Modular é composta por peças pré-fabricadas que podem ser de concreto, aço ou materiais mistos. Esta tecnologia permite que as estruturas de residências ou, até mesmo, edifícios sejam elaboradas na linha de produção e, apenas mais tarde, colocadas no local da obra. O principal benefício está na diminuição do prazo para a conclusão do projeto, que pode cair pela metade se comparado a uma construção tradicional.
  8. GPS: O Sistema de Posicionamento Global (GPS) não é uma novidade em muitas áreas, mas na construção civil está sendo utilizada em nível avançado, principalmente, em atividades de terraplenagem. A tecnologia permite que motoniveladoras e escavadeiras realizem suas atividades com 70% a mais de eficácia, permitindo uma economia de 25% com combustível e 30% com mão de obra.
  9. BIM: O Building Information Modeling (Modelagem de Informações da Construção) está sendo usado de obras de pequeno porte a grandes obras, possibilitando a integração entre os projetos de uma edificação e a criação de modelos virtuais da construção civil, passando pelo projeto estrutural até o hidráulico e elétrico. Toda a sua precisão de dados permite que o projeto seja revisado quantas vezes forem necessárias até a fase de execução.
  10.  ROBÔS: A combinação da robótica com a inteligência artificial deve impactar o setor da construção civil nos próximos anos, a partir da autonomia dos robôs. Se hoje, eles ainda não são capazes de efetuar suas tarefas sem gerenciamento humano, ou seja, atuam por programação prévia. Em um futuro não muito distante, teremos robôs autônomos. 

 

Comece a Gestão Eficiente da sua Empresa!

Ou deixe seus dados para entrarmos em contato e tirar suas dúvidas!